www.somaodontologia.com.br

Estamos preparando um novo site, aguarde !!

sábado, 8 de maio de 2010

Mini - Implantes



Mini-implantes ortodônticos

Na história da Ortodontia podemos pinçar alguns fatos que mudaram a maneira como os Ortodontistas trabalham. A introdução das radiografias, a colagem dos brackets, a utilização das ligas super-elásticas e o advento das peças estéticas são apenas alguns. Mais recentemente podemos concentrar nossa atenção em três novidades: Invisalign, mini-implantes e tomografia computadorizada. Não há congresso ou curso onde esses temas não sejam amplamente debatidos.

Na Ortodontia, o movimento do dente acontece em razão da aplicação de força. Quando uma força é aplicada a um dente, este se move. Ocorre que, de acordo com a terceira Lei de Newton, para toda ação, existe uma reação, ou seja, se aplicamos 100g de força a um dente utilizando outro como apoio, este outro também sofrerá a ação de 100g de força.

Durante um tratamento ortodôntico realizamos centenas de pequenos movimentos. Um ortodontista capacitado e conhecedor dos princípios de física mecânica, saberá controlar os movimentos desejados e indesejados utilizando um princípio ortodôntico conhecido como ancoragem, que consiste basicamente em utilizar um grupo de dentes como apoio para movimentar um dente ou um menor grupo de dentes, fazendo com que as reações às aplicações de força sejam minimizadas.
Até recentemente existiam poucas alternativas para apoio que não fosse os próprios dentes. Uma delas é o aparelho extra-oral, conhecido como “freio de burro”. Nem sempre o paciente aceita esta alternativa.

Os mini-implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem / apoio. Esses são rosqueados sem qualquer incomodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando e agilizando o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.

Apesar de serem transitórios e absolutamente confortáveis, percebo ao conversar com meus pacientes e outros colegas dentistas que a maioria das pessoas não aceita muito bem a idéia de instalá-los. Isto deve ocorrer provavelmente por uma questão semântica, uma vez que a palavra mini-implante é associada pelos leigos ao implante dentário convencional que é extremamente mais complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário